A Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) afirmou na última sexta-feira (9) que o processo contra a Binance continuará, mesmo após o acordo bilionário feito com o Departamento de Justiça (DoJ). A SEC destacou que as confissões da Binance e do então CEO, Changpeng Zhao, conhecido como ‘CZ’, fortalecem os méritos de seu próprio processo contra a maior exchange de criptomoedas do mundo.
Tanto a Binance quanto CZ haviam solicitado ao Tribunal Federal em Washington a rejeição do processo da SEC, o que gerou descontentamento por parte do regulador. Agora, a SEC espera que a justiça leve em consideração as confissões como elementos a favor de seu caso.
No mês passado, o governo dos Estados Unidos impôs uma multa de US$ 4,3 bilhões (R$ 21 bilhões) à Binance, marcando uma das maiores penalidades corporativas na história dos EUA. O acordo inclui o pagamento da multa, a saída do CEO e o compromisso de encerrar todas as operações nos EUA, como parte do encerramento das investigações criminais, já que a Binance admitiu permitir transações com o Hamas e outros grupos terroristas em sua plataforma. Isso resultou em acusações criminais, abrangendo falhas no combate à lavagem de dinheiro, operação de negócios de transmissão de dinheiro não licenciado e violação das sanções dos EUA.