A Ativa Investimentos optou por não realizar ajustes em sua carteira recomendada de dividendos para o mês de janeiro, mantendo uma seleção que busca estabilidade e retornos consistentes. As ações indicadas para este período incluem Banco do Brasil (BBAS3), BB Seguridade (BBSE3), Vivo (VIVT3), Copel (CPLE6), Banrisul (BRSR6), Petrobras (PETR4), Taesa (TAEE11) e Vale (VALE3).
Os analistas destacam que, após um novembro positivo para o Ibovespa (IBOV), o desempenho em dezembro, embora um pouco mais moderado, continuou trazendo boas notícias para os investidores.
É importante ressaltar que, considerando possíveis desafios na condução da política monetária dos Estados Unidos pelo Federal Reserve (Fed) e na agenda fiscal do governo brasileiro, a Ativa Investimentos recomenda cautela na alocação em renda variável. A preferência é por casos seculares e ativos que demonstrem resiliência inquestionável na distribuição de proventos.
No mês anterior, duas ações da carteira da Ativa efetuaram o pagamento de dividendos: Banco do Brasil, com data ex em 12/12/2023, no valor de R$ 0,34 por papel, e Vivo, com data ex em 27/12/2023, no valor de R$ 0,51 por papel.
No geral, a carteira registrou um ganho de 5,8% no último mês, superando o desempenho do Ibovespa, que avançou 5,4%. No acumulado do ano, a seleção apresenta um saldo positivo de 14,1%, enquanto o IBOV registrou uma alta de 22,3%.